jeudi 20 janvier 2011

A cidade de Fez( marrocos)

A cidade de Fez considera-se uma das mais importantes cidades históricas do Reino de Marrocos, foi fundada por Moulay Idriss, filho de Abdullah Al-Azhar no ano 789 c, desde sua Construção permaneceu um lugar da ciência, da inovação e da criatividade, é um modelo das cidades árabe-islâmicas, tem 785 mesquitas e  magníficos palácios. Classificada como património mundial da humanidade em 1981, tornou-se um destino e um espaço para um grande número de eventos no mundo.
Fez ou Fés é a terceira maior cidade de Marrocos, logo atras de Casablanca e Rabat e tem actualmente uma população de cerca de 1,4 milhões de habitatantes. E uma das quatro cidades imperais de Marrocos, conjuntamente com Méknes, Rabat e Marrakech.

A porta principal palácio real
Vista panoramica da cidade velha de Fez.



 O que ver em Fez, quais sao os lugares de visita obrigatoria?
  • Bab Boujloud:
 é a entrada principal da medina, este portao azul esta bem decorado pela cor azul no exterior e pela cor verde no interior, leva a duas arteirias principais da medina: Talaa kbira e Talaa Sghira.
O portao azul pela noite, é a entrada para a cidade medieval.
A porta principal da medina.
  • La médersa Bou Inania:
é uma escola alcoranica construida entre o 1350 e 1357 pelo rei Abo Inan Almarini da dinastia dos merinidas, é um dos poucos lugares religiosos abertoos aos nao muçulmanos. A entrada custa 10 dirhams, vale a pena entrar e fazer uma ideia sobre a arquitetura islâmica a e madeira talhada com motivos geométricos e caligrafia árabe, e um minarete muito bonito decorado pela cor verde( a cor simbolica do isla). A madrsa de Al bounania transforma-se cada sexta-feira numa auténtica mesquita, pois os fies acudem para orar em congregaçao e para ouvir um sermao pelo Khatib( padrao).
Al madrasa a bounania.

Um lado da Madrasa- a arquitetura islâmica.

O Azulejo e a Caligrafia arabe.


Madeira talhada na madraça.
  • A universidade de Al Karaouine:
A universidade de Quaraouiyine, fundada em 859 pela uma mulher imigrante tuneziana(tunez) chama-se Fatima el Fihria quem foi herdeira de uma riqueza do seu pais que era um grande comerciante, A fatima mandou construir a universidade de Al Karaouine para sua comunidade descendentes dos kairouanais, conjunto de cerca de 2000 familias originarias de Kairouan (Tunisia) que se instalaram em Fez apos uma fuga da sua terra de origem devido a perseguições religiosas. A universidade esta no coração da medina de Fez, é considerada a universidade mais antiga do mundo, tem uma biblioteca que contém mais 32.000 volumens.
A universidade de Al Qaraouine, a entrada interdita aos nao muçulmanos.


  • Os Curtumes:

Uma das imagens extraordinarias da cidade.

Os curtumes da medina são a imagem mais extraordinária, e tem vindo a tornar-se uma das imagens da cidade. Os trabalhadores pisam peles de animais com os seus pés ou mergulham as peles em enormes reservatórios cheios de pigmento, os curtidores esfolam as peles e limpam-mas dos restos de carne, pelos e lixos. Aqui os homens trabalham com o auxilio dos burros que permitem transportar as peles posteriormente para as tinturarias. No entanto, antes de la chegarem, as peles sao mergulhadas numa solucao com casca de romazeira ou de mimosa. Posteriormente, as peles sao colocadas a secar pelos terraços da medina.
 
Os curtumes no coraçao da cidade velha.
 
 
Tradicionalmente estes locais ficavam longe das areas residenciais e proximo dos cursos de agua, mas aqui, as tinturarias e alcacarias ficam no coraçao da medina. Apesar da ma fama do cheiro nauseabundo que emana destes locais, sao areas impares em termos culturais. O curtimento das peles e uma arte milenar que permite transformar a pele dos animais em couro macio.  

Homens estao a secar peles ao lado dos curtumes.






2 commentaires:

  1. Es sorprendente las maravillas que tiene fez, realmente un buen destino para conocer y enriquecer del lindo reino de marruecos

    RépondreSupprimer
  2. Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.

    RépondreSupprimer